Realizada a assembleia geral do Instituto Religioso Bárbara Maix
As ações pastorais e missionárias das Irmãs do Imaculado Coração de Maria são amparadas pelo Instituto Religioso Bárbara Maix (IRBM), organização civil da Congregação que foi fundada em 2011. As Irmãs, suas comunidades religiosas e províncias (Maria Mãe de Deus e Nossa Senhora Guadalupe), estão sob responsabilidade da instituição cuja missão é promover a vida e a evangelização.
E o trabalho feito pelas Irmãs associadas é avaliado durante a grande Assembleia Geral Ordinária, realizada na terça-feira, 24 de abril, no Instituto Imaculado Coração de Maria, em Porto Alegre. Neste dia, além das atividades dinamizadas pela diretoria no último ano, também serão apresentados o balanço contábil e o plano de ação para o exercício seguinte.
Irmã Marlise Hendges, presidente do IRBM, destacou que a assembleia representa a totalidade das mais de 600 associadas da instituição: “Participar da assembleia é um direito e o interesse de participar da vida da Congregação, um sinal de pertença. Aqui relatamos as atividades desenvolvidas e prestamos contas da administração.” disse.
A presidente destacou que a missão da organização é grande: “o IRBM tem a finalidade de dedicar-se a promoção e defesa da vida, promover ações de solidariedade social e pastoral, preferencialmente com os empobrecidos; realizar celebrações eucarística ou da palavra, difundindo o projeto de vida religiosa de Bárbara Maix, além de prover recursos para que as Irmãs desempenhem a missão junto aos empobrecidos” disse.
Outro ponto que será avaliado é a implantação do planejamento estratégico dos setores de formação e animação missionária.
A Assembleia Geral Ordinária acontece anualmente. Diferente dos anos anteriores, além da assembleia ordinária, as Irmãs associadas atenderam a uma convocação extraordinária, a fim de estudar e debater mais detalhadamente assuntos pertinentes ao IRBM.