Mulheres bíblicas norteiam as reflexões do encontro do Projeto “Elas estão chegando”
Aconteceu o segundo ciclo de formação do Projeto “Elas estão chegando”, realizado pela Província Nossa Senhora de Guadalupe – Irmãs do Imaculado Coração de Maria, em Pinheiro, no Maranhão.
A iniciativa tem o objetivo de formar meninas – adolescentes e jovens – para exercerem o papel de liderança nas realidades onde estão inseridas, com foco na superação da vulnerabilidade social, além da própria questão do despertar vocacional. Trata-se de uma oportunidade ímpar e especial de formação humana, cristã e social.
Nesta nova etapa, as histórias das Mulheres Bíblicas nortearam as atividades ao longo do encontro que aconteceu entre os dias 23 e 25 de setembro, na comunidade das Irmãs ICM.
De acordo com a Irmã Neuza Lovis, Conselheira do Setor Animação Missionária da Província, ao fim do primeiro ciclo de formação, realizado em agosto, as participantes assumiram o compromisso de pesquisa e refletir sobre as Mulheres da Bíblia como Rute, Ester, Débora, Jael, Judite, Maria (Mãe de Jesus) e Maria Madalena.
“Elas observaram o contexto histórico no qual estas mulheres viveram, destacaram o protagonismo e a luta das mulheres para defender a vida do seu povo.”, disse Irmã Neuza.
Nessa perspectiva histórica, marcado pela força, coragem, profetismo e liderança das mulheres na história do povo de Deus, também foi apresentada a história da Bem-Aventurada Bárbara Maix, fundadora da Congregação. A jovem austríaca que partiu de sua terra para cumprir a vontade de Deus.
As reflexões compartilhadas pelas jovens reforçaram o quanto as mulheres contribuíram e podem contribuir na transformação social, em especial, na vida dos mais vulneráveis. O grito pela vida sai da ação das mulheres que lutam.
Ainda na programação do encontro, a Irmã Josélia Ramos abordou o tema: “O Brasil que temos, queremos e sonhamos”.
O segundo encontro do “Elas estão chegando” foi avaliado como positivo e muito participativo. O próximo encontro já tem data marcada: será de 03 a 06 de novembro e abordará a temática do Projeto de Deus e o Projeto pessoal.