Mulheres assistidas por Projeto Social Solidário participam do “Arte na Praça”, em Lajeado
O que é bonito é para ser mostrado. E foi assim que verdadeiras obras de arte em forma de pano de prato, tapetes, estojos e vestidos para garrafas térmicas foram colocados em exposição e comercialização no projeto “Arte na Praça”, promovido pela Prefeitura de Lajeado, no Rio Grande do Sul.
O material exposto é o resultado de mais uma ação do Projeto Social Solidário “Vida em Construção”, promovido pelas Irmãs do Imaculado Coração de Maria, comunidade Nazaré, que conta com o patrocínio do Instituto Religioso Bárbara Maix – IRBM.
O projeto é voltado para as mulheres empobrecidas. Através do artesanato – em suas múltiplas formas – as participantes encontram uma nova forma de gerar renda para a família e a própria superação pessoal. As mulheres são acompanhadas pela Irmã Dorildes Piovesan que partilha com elas todo o seu saber.
“Este é um projeto que a Irmã Dorildes coordena há muito tempo, mas a pandemia fez parar tudo. O que mais vende são os tapetes que são bonitos, práticos, dá para lavar na máquina e duram muito. Várias mulheres já puderam comprar suas máquinas de costura e incrementar a renda familiar. É um trabalho bonito porque é em série: uma risca, outra corta e outra costura. Durante a pandemia continuaram trabalhando cada uma na sua casa, mas atualmente são poucas as oportunidades de venda”, afirma Irmã Rita Loici Schneider, também da comunidade Nazaré.
A participação no “Arte na Praça” é mais uma oportunidade para apresentar o resultado de todo o trabalho realizado com as mulheres, bem como de gerar mais renda para o grupo. Além de desenvolverem novas habilidades, o grupo também recebe formação humana como complemento às atividades desenvolvidas pelo Projeto Social Solidário.