Marco Congregacional: Redesenhando a vida com a População em situação de Rua
São Paulo/SP – No desejo de dar alguns passos na ação- Marco Congregacional para a Canonização da Bem-Aventurada Bárbara Maix- assumida no XX Capítulo Geral Ordinário da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, que é o de realizar “um Projeto Congregacional de atendimento à População em situação de Rua, na grande São Paulo, somando com as iniciativas já existentes” (Documento Capitular – Sexênio 2021-2026), nós, Irmãs das Comunidades Casa Belém, Educandário São José do Belém e Caminho e Vida, iniciamos um trabalho de aproximação e conhecimento da realidade da População de Rua presente nos bairros: Belenzinho, Brás e Bresser, para dar os primeiros passos na concretização do Marco Congregacional.
Além das visitas, realizou-se várias atividades propostas pelas próprias mulheres que vivem em situação de rua: encontro semanal; atividades artesanais; reflexão e mística em torno do cuidado com a vida e da cooperação entre elas. Por enquanto, participam 11 mulheres com seus filhos e filhas, que semanalmente nos surpreendem com o desejo de aprender e crescer.
Na semana que antecedeu o Dia da Criança, realizou-se uma festinha com elas. Na ocasião foi oferecida uma toalhinha de mão, com o nome da criança, pintada pela Ir. Dileta. Os encontros acontecem nas dependências do salão da Paróquia São José do Belém.
Desde o início do projeto, organizamos uma coordenação composta por: Ir. Maria Itikawa, Pe. Marcelo Maróstica, Rosane (Assistente Social), Ir. Neuza Lovis e Irmã Mirca Ciméa. São muitos os desafios, dificuldades, mas bem maior, são as possibilidades.
Para o ano de 2022, o projeto será assumido por um grupo de Irmãs, das duas Províncias, com orientação e acompanhamento da Irmã Maria Aparecida Barboza, conselheira geral da Animação missionária. A realização do mesmo, será em parceria com a Pastoral do Povo da Rua, Caritas Diocesanas, os serviços públicos e outras Instituições com ações de cuidado, solidariedade, assistência e promoção humana.
É um sinal pequeno, mas gratificante! O Deus rico em misericórdia, sempre presente nos pequenos gestos de esperança, solidariedade e vida. Tudo é graça e benção de Deus.
A ação das Irmãs conta com o apoio do Instituto Religioso Bárbara Maix.
Ir. Neuza Lovis
Conselheira da Animação Missionária
da Província Nossa Senhora de Guadalupe.