Jovens participam da primeira etapa do Projeto “Elas estão Chegando”
Pinheiro/MA – Depois de muita expectativa, o Projeto “Elas Estão Chegando”, enfim, retomou as atividades presenciais. Em Pinheiro, no Maranhão, as Jovens participaram de dias intensos e ricos de formação, mística, integração e construção de mais esperança para o futuro.
O projeto é desenvolvido pela Província Nossa Senhora de Guadalupe, através do Instituto Religioso Bárbara Maix – IRBM, e é uma aposta da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria na juventude, em seu poder mobilizador e transformador.
Segundo a Irmã Leuzina Fontes, Conselheira da Animação Missionária da Província Guadalupe, “o projeto tem o objetivo de desenvolver o processo de formação de liderança junto à juventude, do meio rural e urbano, para contribuir no processo de crescimento humano, espiritual e sociopolítico, proporcionando o empoderamento feminino e o protagonismo das mesmas”, afirmou.
O encontro, realizado no último final de semana de julho, na Comunidade Bárbara Maix, reuniu mais de 10 jovens das cidades de Pinheiro e Santa Helena. Ao todo, serão três ciclos de formação com o grupo. Nesta primeira etapa, temas como espiritualidade libertadora, relações de gênero, cidadania e direitos ganharam destaque.
“Em 29/07, o dia de formação iniciou com momento de mística, com uma caminhada até a piscina para o momento orante. Foi dramatizado o Evangelho de João 4, 4-12, o diálogo de Jesus com a samaritana. Em seguida tivemos uma palestra com a psicanalista Rosiene, que trabalhou a temática das relações humanas, conduzindo o momento com algumas dinâmicas. À tarde, com Irmã Neuza Lovis, mergulhamos na Espiritualidade libertadora. E a noite encerramos o dia com o filme “Escritores da liberdade”, aguçando mais ainda o empoderamento e o protagonismo das jovens.”, afirma Irmã Leuzina.
No dia seguinte, a programação continuou rica e desafiadora às jovens:
“Iniciamos com um momento de mística, dramatizando o texto de João 12, 1-8, que introduziu o tema da manhã: “Relações de gênero”. Na parte da tarde, o tema das lutas por direitos e cidadania foram trabalhados pela Irmã Rosa Ilma Lobato. Este foi um dia muito forte, de conhecimento luta de várias mulheres. Isso ajudou a reafirmar o protagonismo e o empoderamento da mulher no hoje da história” disse a conselheira.
O encontro contou ainda com momento cultural, onde o Bumba Meu Boi não deixou ninguém parado.
A atividade foi avaliada como positiva, dinâmica, desafiadora e enriquecedora. Agora, a Província Nossa Senhora de Guadalupe programa o próximo encontro, o segundo do ciclo de três.