Irmãs ICM acolhem migrantes venezuelanos em Caxias do Sul/RS
Para apoiar os migrantes venezuelanos no Rio Grande do Sul, a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, através da Província Maria Mãe de Deus, abriu as portas da Casa de Retiros Coração de Maria, em Caxias do Sul, para oferecer acolhida, suporte e mais dignidade aos venezuelanos nesse momento de recomeço da vida.
A acolhida em Caxias do Sul faz parte da ação de interiorização dos migrantes da Operação Acolhida, do Governo Federal. Concentrados no Norte brasileiros, os venezuelanos são encaminhados para outros estados brasileiros, de acordo com a sinalização de vagas de emprego e estadia. Neste primeiro momento 47 venezuelanos foram encaminhados à Serra Gaúcha.
A chegada dos migrantes aconteceu num clima de acolhida fraterna, de esperança e de um novo recomeço. Na Casa de Retiros, a acolhida foi feita pelas Irmãs ICM; pelos profissionais do escritório da Organização Internacional para as Migrações (OIM), da Organizações das Nações Unidas (ONU) e pelos colaboradores da JBS, empresa que sinalizou a contratação dos venezuelanos.
Irmã Ignês Dalmolin, coordenadora da Casa de Retiros, destaca a alegria em somar força nessa missão humanitária. Tão logo a Congregação foi consultada, mostrou a disposição em servir, assim como fez a fundadora, a Bem-Aventurada Bárbara Maix.
Assista ao vídeo!