Celebração e Compromisso: Congregação fortalece Projetos Sociais Solidários
A Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria reuniu em Teresina, Piauí, as comunidades da Província Nossa Senhora de Guadalupe que promovem Projetos Sociais Solidário com o apoio financeiro do Instituto Religioso Bárbara Maix (IRBM).
A atividade aconteceu entre os dias 1º e 03 de março, no Centro Guadalupe, no bairro Vila Operária e teve como tema: “Irmãs do Imaculado Coração de Maria, peregrinas na esperança e solidárias na defesa da vida!” E o lema: “Dai-lhe vós mesmos de comer.” (Mt 14,16).
O evento foi uma grande oportunidade de formação que apresentou e aprofundou o entendimento sobre a natureza, finalidade e os critérios do IRBM para a promoção dos Projetos Sociais Solidários. Ao todo, nove comunidades estavam representadas.
Para a Congregação, os Projetos Sociais Solidários representam espaços de evangelização, promoção humana e de direitos sociais. Em resposta à sua missão evangelizadora, tais ações acontecem nas comunidades onde os empobrecidos/as estão mais vulneráveis: nas periferias da cidade, em comunidades desassistidas do interior, nas comunidades rurais.
Como um mosaico colorido, esses projetos abrangem uma variedade de atividades, incluindo formação humana, geração de renda, esporte e cultura e acontecem por meio de oficinas de artesanato, aulas de música (violão, flauta), hortas comunitárias, formação de jovens lideranças e iniciativas de enfrentamento e combate ao tráfico de pessoas, entre outras.
De acordo com a Irmã Maria Aparecida Barboza, Conselheira Geral da Animação Missionária da Congregação, apenas nos últimos três anos – de 2021 a 2023 – as Irmãs atenderam mais de 175.300 pessoas em regiões como Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Ceará, Piauí e Paraíba.
Esse dado ilustra que o número exato não pode capturar completamente o impacto positivo gerado por essas ações.
Irmã Maria Aparecida desta que o encontro foi desafiador e animador: “Sentimos as Irmãs animadas diante dessa complexidade. Ao mesmo tempo temos a certeza de que não estamos sós, caminhamos juntas”, disse.
O encontro foi organizado pela equipe do Setor de Animação Missionária da Província Nossa Senhora de Guadalupe, com a presença das Irmãs Leuzina Fontes e Janete Silva, Conselheiras do Setor. A assessoria ficou por conta das Irmãs Maria Aparecida Barboza e Eurides Alves de Oliveira, Coordenadora Provincial.