Ação de autocuidado marca atividade da Ação LiteraRua, em Fortaleza (CE)
As ações do Projeto LiteraRua, promovido pelas Irmãs do Imaculado Coração de Maria, em Fortaleza (CE), promovem mais inclusão, cidadania e dignidade para as crianças que participam das atividades promovidas nas ruas da comunidade da Barra do Ceará.
A última atividade do grupo foi bastante diferenciada e especial. Os/as participantes participaram de uma oficina de relaxamento.
“As crianças e adolescentes, que também tem descendência cigana, são parte de um contexto familiar e comunitário bastante conturbado. A periferia é dominada pelo tráfico com disputa de território, portanto, muita violência. Isto gera ansiedade, insegurança, medo, agitação na vida dessas famílias. As crianças são produtos desse meio. Diante disso, realizamos uma atividade de autocuidado com elas, conduzido por uma psicóloga, com práticas de relaxamento, massagens e meditação.”, afirmou Irmã Rosa Ilma Lobato.
Na atividade, participaram 25 crianças, entre 06 e 09 anos, sendo divididas em grupos pequenos para facilitar o desenvolvimento da oficina. Houve também momentos de descontração com brincadeiras lúdicas.
“Foi um momento muito gratificante para elas e para nós.”, disse Irmã Rosa.
O LiteraRua integra o Projeto Social Solidário “No passo da cidadania, fortalecendo a Esperança”, que é mantido pelo Instituto Religioso Bárbara Maix – IRBM.