Ação das Irmãs ICM e de Pastoral alivia o sofrimento de famílias empobrecidas em Caxias do Sul/RS

 
 
 

CAXIAS DO SUL/RS – No bairro Fátima, uma rede de apoio e de misericórdia, formada pelas Irmãs do Imaculado Coração de Maria, e por Pastorais da Igreja Católica, está salvado dezenas de famílias da fome e das dificuldades mais sérias impostas pela pandemia da Covid-19.

Com o Projeto Social Solidário “Vida e Alegria na Missão”, que tem o apoio financeiro do Instituto Religioso Bárbara Maix – IRBM, as Irmãs e o grupo Pastoral Pão Solidário fazem a visita às famílias em situação de vulnerabilidade social, fazem doações de alimentos, de remédios e roupas.

De acordo com Anita Dallabrida, neste último mês, foram atendidas 40 famílias com cestas de alimentos. Já houve mês com 70 famílias beneficiadas com as doações: “Também visitamos os doentes e famílias com pessoas com deficiência. Ajudamos na compra dos medicamos e no que precisam” contou.

Os alimentos entregues às famílias são frutos de doações da própria comunidade, de entidades e do Projeto Social Solidário.

Antes da pandemia, afirma Irmã Anita, o projeto oferecia aulas de violão e encontros de formação cidadã para as crianças, adolescentes e famílias. Com a parada destas atividades, as Irmãs e as Pastorais da Igreja não deixaram de prestar ajuda aos empobrecidos. Continuaram a missão prestando o auxílio necessário. Além da doação de alimentos, há também o trabalho com a saúde e a alimentação alternativa.

“As famílias ficam felizes, se dizem agradecidos e confiam no trabalho das Irmãs. Também despertamos neles o gosto pelo voluntariado para que também ajudem a outras pessoas. Com a pandemia, muita gente ficou desempregada e veio pedir ajuda, os alimentos. Depois conseguiu um emprego e hoje já consegue doar alimentos para os muitos quem nada tem” conta Irmã Anita.

Outro trabalho igualmente importante realizado pelas Irmãs e pela Pastoral do Pão Solidário é o de orientar sobre os cuidados com a vida em tempos de pandemia, a coleta de óleo de cozinha usado para a produção de sabão e a promoção de um brechó, com a venda de roupas a preço simbólicos de R$ 1,00 e R$ 2,00. O valor é revertido em prol das Pastorais Sociais da Comunidade Nossa Senhora de Fátima, da Rede de Comunidade Divino Espírito Santo.


Com informações da Província Maria Mãe de Deus
Por: Magnus Regis | comunicacao@icm-sec.org.br