Tocantinópolis: Encontro debate a identidade e a formação de lideranças jovens
Ei juventude! Rosto do mundo! Teu dinamismo logo encanta quem te vê.
Nos dias 27 e 28 de Maio de 2022, a Cáritas Diocesana de Tocantinópolis, em parceria com a Cáritas Brasileira e o Instituto Religioso Bárbara Maix, realizaram o Encontro da Juventude no Centro de Treinamento de Lideranças Pe. Josimo, na cidade de Tocantinópolis. O evento contou com a presença de 33 jovens da periferia de Araguaína, indígenas warao e indigenas apinagé.
O encontro foi assessorado pela Istelia Folha, da Articulação da Cáritas Regional Norte 3. A juventude foi convidada a refletir sobre sua identidade, as violências sofridas no território, suas dores e clamores e seus sonhos para construção de mundo melhor.
A juventude refletiu que as principais violências sofridas no território são: assedio, intolerância religiosa, suicídio, feminicídio, racismo bullying e egocentrismo e falta de políticas voltadas para os jovens. Mesmo diante das violências sofridas, a juventude sonha em viver com mais opções de trabalho que acolha as diferenças e que favoreça sua participação como exemplo de evangelização e, ainda, favoreça a liberdade, o empoderamento, oportunidades, direitos para todos, serem ouvidos e atendidos, segurança, liberdade de expressão formação acadêmica e realização espiritual.
O Encontro da Juventude foi um verdadeiro esperançar. Trouxe diversidade, potencialidade, integração e espiritualidade, pois a juventude sonha e acredita com num mundo melhor.
Ir. Tatiana Soares de Oliveira