Comunidades ICM de Fortaleza iniciam atendimento à população em situação de rua

 
 
 

Em Fortaleza, capital do Ceará, as Irmãs do Imaculado Coração de Maria, comunidades Imaculado Coração de Maria e Irma Pretto, ampliam o atendimento à população, através Projeto Social Solidário “Nos passos da cidadania, fortalecendo a esperança”, financiado pelo Instituto Religioso Bárbara Maix – IRBM.

A ação, desenvolvida na Praça do Ferreira, centro da capital cearense, atende, nesse primeiro momento, as crianças e adolescentes em situação de rua, com a promoção de ações lúdicas, educativas e de apoio social.

“Essa é uma primeira experiência de aproximação e convivência no atendimento que fazemos às crianças. Nosso intuito também é o atendimento às mulheres” disse Irmã Rosa Ilma Lobato, da comunidade Imaculado Coração de Maria.

De acordo com a Irmã Josélia Diniz, da comunidade Irma Pretto, o Projeto Social Solidário, que já é realizado em alguns bairros da cidade, “desenvolve ações que sejam decisivas para a sobrevivência, a melhor qualidade de vida, o combate à pobreza, a prevenção à violência e a exploração sexual de crianças, adolescentes e mulheres”.

Nesta nova experiência, descreve Irmã Josélia, as Irmãs, postulantes e aspirante – jovens vocacionadas à vida religiosa – fazem contação de história e brincadeiras. Por consequência, a atuação também chega aos familiares e até mesmo outras pessoas em situação de rua, favorecendo, assim, uma escuta fraterna e a doação de alimentos e material de higiene.

“Muitas pessoas passam pela praça e olham para eles (crianças e adultos) com olhar de discriminatório. Quando estamos chegando, de longe eles nos enxergam e já chamam logo: ‘Irmã!’, bem felizes. É a alegria pela nossa presença, pela escuta, pelo nosso interesse em conhecer a história de cada um. Eles falam muito ‘a praça é a nossa casa’. E lá nós estamos com eles” disse a Irmã Josélia, acrescentando ainda que, dentro do possível, também é feito o encaminhamento das pessoas de rua para as casas de acolhida e de apoio do poder público.

Além disso, nas quintas-feiras, as Comunidades ICM também somam forças com o trabalho realizado pelas religiosas Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, as Irmãs Vicentinas, que oferecem o “Banho Solidário” à população de rua, com banheiros adaptados em carros. Mais do que banho, é ofertado o cuidado, atenção e escuta.


Com Informações da Província Nossa Senhora de Guadalupe

Por: Magnus Regis | comunicacao@icm-sec.org.br